Computação em nuvem já é realidade, e oferece muitas
vantagens, onde uma delas é a de armazenar arquivos na "nuvem" e
ter acesso de onde for(logico que se tiver acesso a Internet).
Mas que diabos é computação em nuvem? Calma, é só alusão ao
tipo de armazenamento de dados que é feito em serviços que poderão ser
acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade
de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas,
serviços e arquivos é remoto, através da Internet. Sendo assim, o uso desse modelo (ambiente) é mais
viável do que o uso de unidades físicas.
Nosso futuro é ver o PC torna-se apenas um chip ligado à Internet, a "grande nuvem" de computadores, sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).
Mas o que eu quero com tudo isso é falar de alguns recursos desse sistema, e de alguns serviços oferecidos gratuitamente. O de armazenamento de aquivos.
Para quem estuda, esta na universidade e tem infinidades de trabalhos e apresentações pra fazer, sabe o que é desespero quando perde algum arquivo de pesquisa, de digitação, melhor ainda, para quem esta fazendo TCC. Imagine a situação então: esses seus arquivos tão valiosos estão em só lugar, tipo seu notebook, ele pode queimar, cair e não funcionar mais, ou pior, ser roubado (valendo para pendrive, CD/DVD, etc...), ainda mais se não tem o costume de fazer backup de seus arquivos, e ai? como fica? Manda pra nuvem.
Ok, vou parar de fazer terrorismo e ir para as dicas.
Nessa primeira parte irei falar do Dropbox.
Um serviço, que até o momento é o melhor dessa categoria é o Dropbox, que é freemium(O cliente tem a opção de usa-lo gratuitamente, mas pode pagar para obter algumas funções extras) de armazenamento remoto de arquivos. Os arquivos podem ser carregados em seus servidores a partir de qualquer dispositivo que possua o seu software e conexão com a internet, ou pelo próprio site, a partir daí, esses arquivos podem ser acessados de qualquer dispositivo com internet. O Dropbox disponibiliza 2 GB de espaço gratuitamente, para entender a utilidade do Dropbox, pense o seguinte: você usa um computador em casa, outro no trabalho, tem um laptop e também um smartphone. Caso você precise usar um mesmo arquivo em todos estes lugares, a opção mais portátil a se pensar seria um pendrive ou cartão de memória, contudo, com o Dropbox é possível sincronizar os arquivos sem nenhum equipamento extra. Para ganhar mais espaço basta indicar outros amigos para usarem o Dropbox. Clique aqui, faça seu login e envie os convites: cada vez que um deles aceitar você ganha mais 250 MB em sua conta (até o limite de 10 GB).
Quem não manja de inglês vai se enrolar um pouco, mas se serve de consolo, tem em espanhol também.
Como usar?
Instalando o aplicativo, vai ser criado uma pasta chamada Dropbox na pasta do usuário.
Assim: É só copiar os arquivos para essa pasta que serão enviados para nuvem.
Perto do relógio na barra de menu, também terá um ícone, onde pode acessar a pasta por la.
Pode acessar de qualquer lugar em uma simples pagina da web também. Tem app para iOS e Android, podendo acessar do celular ou tablet.
Esse é o Dropbox, muitos vão estranhar no inicio, mas é bem fácil de usar, tem uma aparência limpa e bonita.
Na parte II irei falar do Google Drive.
até.
Postado por
'Suzane'
|